Qual a relação do horário de verão com a energia ?

 In Sem categoria

Muito se fala da adaptação ao horário de verão, uns gostam outros nem tanto assim, mas vale lembrar o motivo principal da aplicação do horário de verão.

A implantação do horário de verão tem como principal objetivo a redução da demanda por energia elétrica, com a tentativa de evitar uma sobrecarga ao sistema elétrico (que já trabalha no limite), aproveitando melhor a luz natural ao entardecer.

A maior preocupação é com o horário de ponta (período definido pela distribuidora e aprovado pela ANEEL, para toda sua área de concessão, considerando a curva de carga de seu sistema elétrico e composto por três horas diárias consecutivas (entre 17:00 h e 22:00 h), exceção feita aos sábados, domingos, terça-feira de carnaval, sexta-feira da Paixão, Corpus Christi e feriados definidos por lei federal.

No horário de ponta é quando ocorre um grande aumento de consumo de energia elétrica ao mesmo tempo.

Adiantando os ponteiros do relógio em uma hora, como acontece durante quatro meses no ano, em média, é possível que se aproveite melhor a luz natural, acarretando na redução da carga da ponta entre 3% à 5% e poupa o País de sofrer as consequências da sobrecarga na rede elétrica, na estação mais quente do ano.

E claro, proporcionando às pessoas as condições para exercer outras atividades e melhorar sua qualidade de vida.

 

mkt
Recent Posts

Leave a Comment

Start typing and press Enter to search