Como um monitoramento e gerenciamento eficientes podem proporcionar a redução no consumo de energia elétrica

 In Energia, Energia Elétrica, Notícias, Redução de Custos, Reduzir custos com energia, Sem categoria

Uma fabricante de luminárias realizou um estudo para comparar o nível de economia de energia obtida com o uso de luminárias LED e luminárias LED com dimerização inteligente aplicadas na iluminação industrial em relação às luminárias de vapor metálico. Esta análise ilustra significativamente os resultados positivos que podemos ter através do monitoramento e do gerenciamento de energia elétrica.

Características do local

A experiência foi realizada na área de produção de uma fábrica de impressão gráfica, um galpão industrial de 2000m², que dispõe de luz natural através de 12 claraboias, permitindo assim otimizar a economia de energia através do uso de luminárias dimerizáveis. As luminárias estão instaladas a 8 metros do piso e há 12 claraboias de 2 m x 2 m, que dão entrada à luz natural. O galpão funciona 16 horas por dia, das 6h às 22h, e mede 60 m x 32 m. A figura 1 mostra a planta do galpão.

monitoramento e gerenciamento

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para entendermos melhor o experimento e a importância do monitoramento de energia elétrica, a área monitorada foi dividida em três zonas de estudo:

Zona A: com quatro luminárias de vapor metálico de 400W com reatores, um sensor de luminosidade KNX e uma clarabóia.

Zona B: com quatro luminárias LED de 200W, um sensor de luminosidade KNX e uma clarabóia.

Zona C: com quatro luminárias LED inteligentes de 200W, um sensor de luminosidade KNX, uma clarabóia, ajuste automático de luminosidade em função da entrada de luz externa, valor nominal definido em 270 1x.

Além destas luminárias, também foi instalado um sistema de monitoramento e gerenciamento de energia para visualização dos resultados obtidos.

Análise e resultados

Com todo o ambiente monitorado, foram realizadas as leituras pelos três analisadores de rede. Estas leituras podem ser vistas na figura 2, logo abaixo. Em amarelo, está a representação da realidade do galpão sem o gerenciamento de energia elétrica. Podemos ver as medições das quatro luminárias de vapor metálico, com o consumo mantido a 1,6kWh durante as 16 horas de funcionamento normal.

Em azul, as medições das quatro luminárias LED série 200, onde se observa um nível constante de consumo a 0,8 kWh durante as 16 horas de funcionamento normal. Há uma redução considerável apenas com a troca de luminárias de vapor metálico por luminárias LED série 200. Mas um gerenciamento eficiente vai muito além disso.

Considerando as claraboias existentes no local, em vermelho está a representação de um exemplo de monitoramento e gerenciamento eficientes de energia elétrica. Podemos ver as medições das quatro luminárias LED série 200 com ajuste dinâmico de intensidade, em função do nível de entrada de luz externa, que neste cenário precisava ser considerado. Podemos observar que o consumo das quatro luminárias foi de 0,8 kWh às 6 da manhã e, à medida que clareava o dia, a intensidade das luminárias era reduzida até o ponto de serem totalmente desligadas, quando o nível de luz externa tornou desnecessário mantê-las acesas.  Próximo ao meio-dia, o consumo voltou a subir, pois o céu ficou nublado. Após a dispersão das nuvens, a intensidade foi novamente reduzida e, ao entardecer, conforme ia escurecendo, voltou a aumentar.

 

 

monitoramento

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Imaginemos que esta fábrica de impressão gráfica contratou a consultoria de gerenciamento de energia e, após a realização deste estudo, a tomada de decisão foi de substituir as luminárias de vapor metálico por luminárias LED. Só isso já proporcionaria uma redução de 50% no consumo de energia. Se somada à capacidade de dimerização automática em função do nível de luz natural externa, a economia atinge níveis ainda maiores.

Mas como saber o que precisa ser feito? Nem todos os ambientes são como este galpão e nem toda solução é a troca de luminárias. Por isso a importância de monitorar a energia elétrica, seja qual for o segmento da indústria ou comércio. É preciso conhecer as oportunidades de melhoria do consumo de energia através do monitoramento e aplicar planos de ação para conseguir resultados concretos  e otimizar o desempenho energético. E isso, só é possível por meio de um gerenciamento eficiente de energia elétrica.

mkt
Recent Posts

Leave a Comment

Start typing and press Enter to search