Circuito Cidade Inteligente lançado pela Light ajuda público a compreender melhor os ganhos tecnológicos no fornecimento, gerenciamento e monitoramento de energia elétrica

 In Energia, Energia Elétrica, Meio Ambiente, Notícias

Ter conhecimento sobre energia elétrica deixou de ser coisa para especialista. Atualmente, e a crise energética contribuiu muito para isto, o público consumidor se interessa e aprende cada vez mais sobre como economizar energia. É claro que reduzir o consumo de energia elétrica vai além do apagar as luzes do quarto ao sair, principalmente quando se trata do controle do consumo elétrico nos setores industriais, de serviço e comércio. Para estes casos, o gerenciamento de energia elétrica especializado somado ao monitoramento web são indispensáveis. Mas conhecer o caminho da energia elétrica até as residências e, sobretudo, novas tecnologias a serem aplicadas com a implantação das redes inteligentes (smart grid), bem como dicas para economizar eletricidade e, assim, reduzir as contas de luz, nunca é demais.

Foi pensando nisso que a Light lançou, em meados de março, o Circuito Cidade Inteligente, que integra a carteira do Programa Rio Capital da Energia. Com um espaço de aproximadamente 400 metros quadrados, no Centro Cultural Light, no Rio de Janeiro, a mostra exibe aos visitantes como funciona o fornecimento de eletricidade, partindo da subestação e chegando às residências – e os problemas que podem ocorrer em instalações com “gatos” e furto de energia. A ideia é fazer com que o público tenha acesso a tecnologias já disponíveis e em desenvolvimento que serão cruciais para um maior controle do consumo elétrico, assim as pessoas podem compreender melhor os ganhos tecnológicos no fornecimento, gerenciamento e monitoramento de energia elétrica.

A energia não é mais tão abundante quanto se imaginava, nem mais barata. É preciso que o público consumidor aprenda sobre energia elétrica e faça um uso mais consciente, controlado, gerenciado.

Maria Paula Martins, coordenadora do Rio Capital da Energia, reforça a importância do Circuito Cidade Inteligente na massificação do conhecimento sobre energia. “O projeto dá oportunidade ao público em geral de entender o funcionamento das inovações tecnológicas em energia elétrica. O circuito foi idealizado de forma a facilitar o entendimento até mesmo de crianças em idade escolar. Ou seja, é uma excelente estratégia para disseminar conceitos mais complexos na área de energia de forma acessível e simples para todos”, explica.

O Circuito Cidade Inteligente será um espaço de exposição permanente. Além dos equipamentos já instalados, o espaço está recebendo, externamente, painéis de energia solar fotovoltaica, que vão garantir o abastecimento elétrico do local.

gerenciamento e monitoramento

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Serviço

Museu Light da Energia – Circuito Cidade Inteligente

Endereço: Centro Cultural Light – Avenida Marechal Floriano, 168, Centro, Rio de Janeiro – RJ

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira. Grupos de até 15 pessoas podem ser atendidos no horário de visitação espontânea, às 15h30. Acima desse número de pessoas, deve-se agendar a visita no site do museu (www.museulight.com.br).

Visitas agendadas ocorrem às 9h e às 13h.

Entrada franca

mkt
Recent Posts

Leave a Comment

Start typing and press Enter to search