A bandeira vermelha continua!

 In Energia, Energia Elétrica, Redução de Custos, Reduzir custos com energia, Sem categoria, Tarifas

Em cumprimento à Resolução Normativa nº 593, de 17/11/2013, desde janeiro deste ano, entrou em vigor o sistema de Bandeiras Tarifárias. Já falamos aqui no blog sobre ele, mas voltamos a alertar, pois a situação continua grave. Este sistema foi a forma encontrada pelo governo para que as concessionárias do país indiquem aos clientes que a energia consumida foi proveniente de uma fonte diferente da hidrelétrica, como a energia de termoelétricas que geram energia com custo mais elevado. Em geral, é o que acontece quando os reservatórios das usinas hidrelétricas estão baixos. Este custo da energia já era cobrado do cliente quando a tarifa sofria reajuste, mas o governo definiu que ele deve ser cobrado mensalmente e não mais uma única vez ao ano, como costumava ocorrer. Então, a ANEEL define todos os meses a cor da bandeira vigente que é informada na conta de luz. O sistema de Bandeiras Tarifárias funciona conforme abaixo:

bandeira vermelha

 

 

 

 

 

 

 

 

Acontece que, desde que entrou em vigor, a bandeira tarifária não saiu do vermelho. De janeiro a abril deste ano todos os brasileiros (residências, indústrias e comércio) pagaram mais caro pela energia. Em maio, a situação parece que será a mesma. Foi assim em todo o ano de 2014 (exceto em janeiro), quando o sistema de Bandeiras Tarifárias ainda estava em fase de teste.

Sabendo da situação energética do país e sendo avisado todo mês na conta de energia, os consumidores podem e devem adaptar o seu consumo de energia elétrica. Nas residências, as dicas de redução de consumo são amplamente divulgadas, mas quando se trata dos setores da indústria e do comércio, somente um monitoramento e gerenciamento eficiente de energia elétrica podem resultar em um consumo consciente e eficiência energética. Além do monitoramento e gerenciamento, temos em nosso site, na aba “materiais educativos” um e-book para ajudar nossos clientes industriais e comerciais com algumas dicas para economizar energia, ainda mais em épocas de bandeira vermelha. Segue abaixo o link:

E-Book – Dicas para economizar energia na empresa

Não podemos esperar a situação melhorar e continuar gastando tanto com energia elétrica. Já falamos em posts anteriores sobre ações que levam a redução de até 30% na conta de luz. Gerenciar e monitorar a energia elétrica é, sem dúvida, a forma mais eficaz para não sofrer com estes reajustes e criar uma cultura de eficiência energética que, até mesmo quando a bandeira tarifária estiver verde, o consumo será sempre feito de forma consciente.

mkt
Recent Posts

Leave a Comment

Start typing and press Enter to search