A tecnologia LED é a solução?

 In Sem categoria

Abordamos em um post anterior o estudo realizado para comparar o nível de economia de energia obtida com o uso de luminárias LED e luminárias LED com dimerização inteligente aplicadas na iluminação industrial em relação às luminárias de vapor metálico. E como o gerenciamento eficiente de energia elétrica pode, na prática, proporcionar a redução no consumo de energia. Hoje, aprofundaremos um pouco mais sobre a tecnologia LED.

LED

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Hoje em dia, os LEDs estão presentes na iluminação de diversos segmentos, desde residências até setores industriais. É muito mais comum vermos hoje o emprego da tecnologia LED no mercado e foram vários os aspectos que motivaram o crescimento do uso e do processo de desenvolvimento desta tecnologia. Mas por que tudo isso?

Primeiramente, há uma demanda muito grande por aplicação de novas tecnologias por parte da sociedade e a eficiência luminosa (relação entre fluxo luminoso e potência consumida) dos LEDs tem alcançado valores que superam os de qualquer outro tipo de fonte de luz empregada na iluminação técnica. Fora isso, é indiscutível a velocidade da evolução da tecnologia dos componentes associados ao LED, o que ajuda muito a elevar a eficiência dessa fonte. Somando ao melhor custo (mais acessíveis e amortizáveis) dos produtos associados aos LEDs.

O desenvolvimento de ópticas e lentes proporciona maior eficiência energética. Assim como também é melhor e maior o conhecimento sobre gestão de calor na luminária com LED, o que possibilita – além de maior eficiência energética – maior vida útil. Com esta tecnologia, novos aplicativos eletrônicos (drivers, controles) permitem maior capacidade de controle e dimerização. A maior robustez dos equipamentos garante a vida útil e maior confiabilidade. Sem contar a vantagem competitiva da tecnologia LED na comparação entre possíveis propostas tecnológicas para a criação ou renovação de instalações de iluminação, devido à menor potência instalada e energia consumida.

Os benefícios dos LEDs são tantos que não cabem em uma única postagem. Porém, ao levar em conta o balanço econômico final, a solução baseada em LEDs provavelmente exigirá um investimento inicial mais elevado (facilmente atingindo o dobro), mas isso pode ser amortizado (em parte ou totalmente) através do menor consumo de energia dessa tecnologia. Mas um investimento alto não pode ser decidido sem uma base técnica. Sem um gerenciamento de energia elétrica responsável. Pois, toda a economia alcançada vai depender de um projeto que avalie as características luminotécnicas, as tecnologias associadas, potências e consumos resultantes, e investimentos e custos. Deve-se sempre haver um monitoramento e um gerenciamento a fim de determinar com precisão a viabilidade do projeto e de seus cálculos luminotécnicos.

“Atualmente, haja vista que a viabilidade do LED é evidente, pode parecer que sempre será aconselhável empregá-lo nos projetos em que ele possa oferecer a solução competitiva. No entanto, mesmo sendo uma tecnologia que tem alcançado a maturidade na iluminação técnica, ainda há um caminho a percorrer para seu desenvolvimento futuro, que passa principalmente pela melhoria da eficiência do LED (medida em lumens por watt consumido, 1m/W) e pela crescente redução de custos do diodo e dos componentes eletrônicos associados.”

É claro que isso não quer dizer que é preciso esperar indefinidamente até que sejam atingidos os valores de máxima eficiência desses sistemas. Mas é através do trabalho de profissionais e consultorias responsáveis pelo gerenciamento e monitoramento de energia elétrica, que avaliam cada projeto ou oportunidade a fim de aplicar a tecnologia nos casos em que resultem vantagens, mesmo sabendo que daqui a alguns anos o desempenho dos LEDs terá melhorado, possibilitando atualizar a instalação por meio de um menor investimento. Talvez, a solução encontrada pode não ser a aplicação dos LEDs. Cada caso é um caso. Investir em monitorar e gerenciar a energia elétrica é o primeiro passo. Só assim, os demais investimentos serão aplicados com precisão e os resultados na redução do consumo e na eficiência energética serão possíveis.

mkt
Recent Posts

Leave a Comment

Start typing and press Enter to search